Servas e servos capacitados pelo Espírito Santo para fazerem a obra de Deus, em meio ao mundo, através da igreja

“E há de ser que, depois (Kairós), derramarei* o meu Espírito sobre toda a carne (seres humanos), e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, vossos jovens terão visões e também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito”.

Quem é o Espírito Santo? É a terceira pessoa do Deus Eterno, Uno e Trino. (TRINDADE)

A palavra Espírito no Hebraico é “ruach” que significa sopro, e no Grego é “Pneuma” que significa “vento”.  Tanto no AT como no NT, o Espírito Santo, o “sobro e o vento de Deus” é responsável por trazer vida e existência no mundo criado.

I – O ESPÍRITO SANTO AGIU NO ANTIGO TESTAMENTO.

Em Gen. 1.2 Ele já estava com Deus no processo da criação. Ele deu vida ao homem que foi criado à imagem e semelhança de Deus Gn. 2.7. Ele continuou dando vida e renovando a criação de Deus (Sl 104.30).

Ele usava a liderança levantada por Deus para demonstrar a presença do Senhor no meio do seu povo. Ex.: Moisés, Êx 33.11,19. Quando a missão precisava ser ampliada, o Espírito de Deus era derramado sobre outros. Nm 11. 16,17.  A qualificação da Liderança do povo de Deus é obra do Espírito Santo sobre o povo. (Gn. 41.38-40, Êx 31.1-11 e 35. 30-35;  Jz 6.34; I Sm 16.13)

Perceba que no AT, o Espírito Santo vinha sobre uns poucos indivíduos selecionados, só com a vinda do Messias, “os últimos dias”, o Espírito Santo virá sobre todos, cumprindo a promessa de Joel. (Atos 2.14-22).

II – O ESPÍRITO SANTO AGINDO NO NOVO TESTAMENTO.

Ele está presente em todos os momentos da vida de Jesus, Lc 1. 26-38; 3. 21,22; 4.1; 23. 44-49; 24.44-53.

Assim como o Espírito Santo esteve presente em todo o tempo e o tempo todo com Jesus, Ele também nos deixou a promessa, ou seja, confirmou o que em breve iria acontecer na Igreja, João 14. 16-31 e 16. 1- 15.