Estudo no livro de Rute: Como deve ser o comportamento do(a) servo(a) do senhor em tempo de crise

Logo depois da tragédia de perder o marido e seus filhos, Noemi decide voltar para Belém, a terra da promessa. Despede-se de suas noras e as aconselha, de que devam voltar para a casa de seus pais. Porém, uma das noras, Rute, não aceita e decide ficar com Noemi.

Sua decisão é fundamentada em uma declaração impressionante sobre o significado e o entendimento do que é uma aliança. Vamos juntos refletir sobre essa declaração de Rute e as implicações para nós nos dias atuais?

EM TEMPO DE CRISE, O (A) SERVO (A) DE DEUS NÃO PODE ESQUECER DA SUA ALIANÇA COM DEUS E SUAS IMPLICAÇÕES COM O CORPO DE CRISTO QUE É A IGREJA.

RUTE 1.16,17 – A DECLARAÇÃO DE RUTE IMPRESSIONA, PORQUE ELA TEM UM ENTENDIMENTO PROFUNDO DE QUE ALIANÇA É MAIS DO QUE UM MERO CONTRATO. VEJAMOS:

I .  ALIANÇA COM DEUS IMPLICA EM CAMINHAR JUNTOS, SEJA QUAL FOR A SITUAÇÃO

Rute estava livre, não tinha nenhuma obrigação com Noemi, mas, o tempo em que conviveu com ela, entendeu o significado de uma verdadeira aliança. Caminhar juntos é o nosso desafio hoje, caminhar juntos é mais do que ir aos cultos, envolver-se em ministérios e participar dos eventos, caminhar juntos é ser um com seu irmão e ter o discernimento bíblico de ser corpo e família de Deus. Efésios 2. 15-23

II .  ALIANÇA COM DEUS IMPLICA EM UNIDADE DE FÉ E DE CORPO

Rute estava abrindo mão de sua história e de seu povo, e, a partir daquele momento, ela estava assumindo a identidade de povo de Deus. Nossa aliança implica nesta realidade espiritual, somos diferentes e viemos de lugares diferentes, mas em Cristo, somos um povo, o povo da aliança. I Pedro 2.9. Manter a unidade do corpo pelo discurso da nossa fé é o que mantém a comunhão da Igreja.

III .  ALIANÇA COM DEUS IMPLICA EM RECONHECER O SENHORIO DE CRISTO

Se submeter a Deus, significa submeter-se a Cristo, e submeter-se a Cristo, significa em submeter-se a Igreja, e submeter-se a Igreja, implica em submeter-se uns aos outros I Pedro 5. 1-9. Essa consciência de que uma aliança é reconhecer e se submeter a Cristo como Senhor, traz vida e salvação para todos os que se unem ao Corpo, que é a Igreja.

III .  ALIANÇA COM DEUS IMPLICA EM DEMONSTRAÇÃO DE AMOR E FIDELIDADE

Essa é a marca mais destacada em uma consciência de aliança – Amor e Fidelidade. Rute não apenas amava em palavras, mas, principalmente, na atitude. I João 3. 11-24. Orfa amou Noemi de palavra, Rute amou Noemi de palavra e atitude. Aquele que entende o significado de uma aliança, ama de palavra e de atitude.

APLICAÇÃO PRÁTICA:

Ao caminhar com Noemi, Rute percebeu a aliança que ela tinha com Seu Deus e Seu Povo, e decidiu imitar a sua fé. Que sejamos modelos de fé e de aliança para que o mundo creia por nosso intermédio.