As virtudes espirituais do servo Filemom

“ ao amado Filemom, também nosso colaborador”

Paulo reconhece, em Filemom, virtudes que só aparecem em um servo que teve uma experiência sobrenatural de novo nascimento e crescimento em sua vida espiritual. Filemom é chamado de “amado” e de “colaborador”. Com essa introdução, Paulo desenvolverá, ou seja, passará a apresentar o caráter e as virtudes do servo de Deus, Filemom, que devem ser imitadas por nós nos dias de hoje.

I – Filemom era um servo que apresentava a fruto do Espírito.

 “ciente do teu amor”. Em Gálatas 5. 22, temos a afirmação de Paulo: “Mas o fruto do Espírito é o AMOR….”. Veja que além de ser amado, era um servo que amava a Deus e a Igreja de Deus. Ser colaborador de Paulo naquele contexto de prisão, era o mesmo que colocar sua vida em risco. Que o Senhor nos encha do seu Espírito e que possamos como Filemom, apresentar esta virtude que nos move em direção ao outro, aos irmãos.

II – Filemom era um servo que demonstrava o dom da fé.

“ciente do teu amor e da fé que tens”. Veja que esta fé não é apenas demonstrada para com o Senhor, mas, também, para com todos os santos. É o que Tiago enfatiza em sua carta no capítulo  2.14-26.

Não podemos ser crentes na teoria, no discurso e sermos ateus na nossa prática. Aquele que  tem  fé deve  exercer  sua fé para o serviço dos santos, da Igreja, verso 6.

III. Filemom era um servo pacificador.

Todo aquele que está em Cristo deve andar como Ele andou, I João 2.6. Como foi que Jesus andou? Atos 10.38. Assim era a vida do servo Filemom, veja as expressões usadas pelo apóstolo Paulo: “tive grande alegria e conforto no teu amor…O coração dos santos tem sido reanimado por tua causa”.   Verso  7.

IV – Filemom era um servo bondoso.

 “para que a tua bondade” verso 14. Quando a Igreja precisou de pessoas para o serviço entre os irmãos, Deus sempre enviou irmãos cheios de bondade, que gosta de fazer o bem. Veja Atos 4. 32-37; 11. 19-25.

Que Deus dê de presente a sua Igreja, homens e mulheres que gostam de fazer o bem.

V – Filemom era um servo, acima de tudo obediente.

“Certo estou, (tenho certeza) da tua obediência. Ser obediente, não é apenas cumprir uma ordem, é ir além, é ser um servo útil, é fazer mais do que aquilo que alguém te pediu. Veja em Lucas 17.10.

APLICAÇÃO PRÁTICA: Quais são as nossas virtudes hoje, e o que temos ministrado para Deus na vida da Igreja?  Amor? Fé? Paz entre irmãos? Bondade? Obediência? Amém!

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *